Ilha de Maré

 


OFICINAS DE FOTOGRAFIAS:

As oficinas de fotografias serão realizadas em comunidades de Ilha de Maré e destinadas a jovens que desejem usar a fotografia para falar do lugar onde vivem, despertando-lhes para possibilidades de emprego e renda por meio desta atividade. No mês de março a capacitação acontece nas comunidades de Botelho e Neves, em Ilha de Maré. 

Comunidades

Botelho

Para quem está em Salvador, localiza-se na parte norte da ilha; vista da entrada da Baía de Aratu, fica na parte oeste, defronte ao Porto de Aratu. Possui cerca de 700 habitantes, dos quais aproximadamente 20% são jovens que se deslocam para atividades escolares em Salvador e outras localidades da ilha. 


No dia 10 de abril, terça-feira, das 13h30 às 16h, ocorrerá a conclusão das  oficinas do Projeto Meu lugar vê o mundo, na região de Botelho. 




Aos finais de semana, para atender aos visitantes que desembarcam no atracadouro e se refugiam em algum dos bares e restaurantes da comunidade, estes jovens exercem as mais variadas atividades: garçons, cozinheiros, vendedores de frutas, carregadores de mercadorias. 

No verão, muitas embarcações – sobretudo lanchas particulares, escunas de passeio e veleiros – atracam em frente à comunidade, enquanto seus navegantes se banham e se divertem os habitantes que sobrevivem da pesca e da mariscagem, alheios aos possíveis contratempos, estendem redes e embalam canoas em busca de garantir a subsistência. 





As oficinas de fotografias serão realizadas em comunidades de Ilha de Maré e destinadas a jovens que desejem usar a fotografia para falar do lugar onde vivem, despertando-lhes para possibilidades de emprego e renda por meio desta atividade. Em cada comunidade, serão ministradas 40h de oficinas, sendo 26h práticas, 10h teóricas e 4h destinadas à apresentação de portfólios. 

Para comentar os portfólios serão convidados fotógrafos que atuam na Bahia. Ao final das oficinas, cada participante apresentará um ensaio de até 12 fotos que serão postadas no blog sendo uma deles selecionadas pela curadoria dos professores de Artes do Instituto Federal de Educação da Bahia, instituição encarregada de certificar as oficinas.